![]() |
Jovem consumindo drogas |
O estudo divulgou que o Brasil é o maior consumidor de drogas na América do Sul e o consumo continua crescendo. Segundo um relatório das Nações Unidas, o País tem 900 mil consumidores de cocaína. O Departamento de Estado indicou que o Brasil está aberto ao trânsito de pequenos aviões da Colômbia e Peru com destino a Venezuela e Suriname e está se transformando em uma fonte potencial dos compostos químicos precursores para a produção de cocaína.
Os produtos de cocaína entram no Brasil por rotas terrestres, pelos rios e em aviões que chegam da Bolívia, Peru e Colômbia em rota à África e Europa ou Estados Unidos. O documento afirma que o Paraguai continua sendo o maior fornecedor de maconha para o Brasil, embora se cultive maconha no Nordeste brasileiro para consumo local.
O relatório informou que a Argentina continua sendo uma importante rota para o trânsito da cocaína produzida nos países andinos e é o segundo maior mercado sul-americano para a droga, embora não seja um país produtor significativo de narcóticos. Informou também que o Chile não é um grande produtor de drogas ilegais, mas é um importante país de passagem para embarcar a cocaína andina com destino à Europa e fontes revelam que para envios aos EUA também.