![]() |
Lula no descurso em Coimbra/Portugal |
"Eu estou sentindo um misto de tristeza e alegria. Tristeza pela morte do companheiro José Alencar, e alegria pelo título. Tenho certeza de que onde ele estiver, ele estará feliz por mim, porque foi uma das pessoas que mais torceram e que mais comemoraram comigo a concessão deste título", declarou Lula, de acordo com o site do jornal "O Globo". Além disso, o ex-presidente também citou sua sucessora Dilma Rousseff (que participou da cerimônia) e os avanços socioeconômicos do país em sua explanação.
Ele foi recebido por estudantes brasileiros e portugueses, que realizaram o tradicional gesto de jogar suas capas do traje universitário no chão para que o homenageado passe por cima delas, tido com um rito de saudação. Além de Lula, outros quatro ex-presidentes brasileiros já foram agraciados com o título em Coimbra: Fernando Henrique Cardoso, José Sarney, Tancredo Neves e Juscelino Kubitschek
Outras autoridades participaram da homenagem: o presidente de Portugal, Cavaco Silva; o primeiro-ministro português, José Sócrates; e o presidente de Cabo Verde, Pedro Pires. Antes da cerimônia, um protesto ocorreu na chegada de Lula e Dilma à instituição: estudantes manifestaram-se contra a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Pará.