![]() |
Jon Jones dando soco em Maurício Shogun |
Em conversa realizada por e-mail com o SRZD, o médico José Luis Lantimant, que já trabalhou no Flamengo e no Botafogo, declarou que a suspensão de 60 dias foram preventivas, já que a intensidade dos golpes foi grande, mas afirmou que casos como o do brasileiro podem resultar até mesmo em lesões no cérebro.
"Os 60 dias de suspensão foram provavelmente preventivos, em função da intensidade dos golpes. Me parece que as lesões do Shogun foram no rosto e crânio, e como a intensidade dos golpes neste tipo de luta é enorme, acontece sempre um edema, com uma concussão cerebral", explicou Lantimant.
O médico ainda comparou o crânio a uma caixa de ovos e disse que em algumas situações, os lutadores podem ter sequelas definitivas, dependendo da intensidade dos traumas sofridos.
"O crânio é como uma caixa de ovos. Você pode sacudir a caixa que ela não quebra, mas já os ovos... É o que acontece com o cérebro. Ele é vibrado dentro do crânio, sacudido e acaba sofrendo lesões, que, dependendo da intensidade dos traumas, podem ser lesões muito graves e até com sequelas definitivas, como é o caso de muitos ex-lutadores, principalmente no boxe", concluiu.
![]() |
Shogun machucado, após a derrota |